Qual a diferença entre Tricô e Crochê?
O tricô e o croché à partida parecem técnicas semelhantes e por vezes, são confundidas. Vejamos cada uma destas técnicas mais ao detalhe.
TRICÔ, do francês tricot.
Definição: Tecido de malhas entrelaçadas, confecionado com agulhas. Em inglês knit ou knitting; em espanhol tejido ou punto.
CROCHÉ, do francês crochet.
Definição: Malha ou espécie de renda feita com uma agulha de bico terminado em gancho. Em inglês crochet; em espanhol ganchillo.
O tricô e o croché são artes que trabalham o entrelaçar de malhas, utilizando para tal agulhas. Muitas vezes são confundidas mas existe algo muito simples e fácil que as diferencia rapidamente.
Essa diferença reside na quantidade de agulhas que habitualmente se utilizam. Ou seja, no tricô utilizam-se duas agulhas pelo menos, enquanto no croché é utilizada apenas uma agulha. Entre as duas técnicas, encontramos os famosos amigurumis onde o croché geralmente é a base, embora também possam ser tricotados.
As agulhas de tricô habitualmente têm a ponta afiada e sem gancho, ao passo que a agulha de croché tem um gancho na ponta.
Utilizando tipos de agulhas diferentes, o tricô e o croché têm técnicas e estilos diferentes de trabalhar os pontos. No tricô tem-se uma trama mais flexível e maleável, ficando os pontos mais soltos. No croché trabalha-se uma trama com mais estrutura e por isso mais compacta.
Em ambas as técnicas, para se conseguirem pontos mais apertados deve utilizar-se uma agulha com a numeração menor. Ao invés se a ideia é ter uma malha com pontos mais soltos as agulhas devem ter numeração maior.
Se o que se pretende fazer é uma peça mais maleável e elástica, a técnica do tricô é ideal. O tricô pode ser utilizado para fazer peças de lã como gorros, cachecóis, mantas, etc.
A técnica do croché é também uma arte bastante versátil embora não tão elástica, que permite ir desde a confeção de roupa, decoração, amigurumis, etc.
Tricô ou croché, qual é a mais fácil?
Boa questão! Mas cada técnica tem a sua especificidade e como qualquer arte, é preciso muita prática, persistência e força de vontade. Depois, depende do objetivo que se pretende e paixão que se ganha ao desenvolvê-la. Porque não aprender as duas técnicas e, acrescentar o amigurumi? Assim sempre dá para experimentar e ver a que mais gosta e a que melhor se adequa às peças que pretende fazer.
Vamos fazer tricô ou croché? Reúna os seus essenciais e, usufrua do seu momento, a sós com a sua criatividade e estas maravilhosas artes manuais criativas.
Faça tricô, croché ou amigurumi e seja feliz!